Isto não é o Clube dos Poetas Mortos. Nós estamos aqui para mostrar serviço!
(Quando 5 pessoas se juntam para dar corda à cabeça)

domingo, 17 de abril de 2011

O meu anúncio da semana é...





O meu anúncio favorito é...todo aquele que junta a realidade do nosso dia-a-dia ao humor. Cada vez mais chego à conclusão de que não é preciso grandes produções para captar a atenção das pessoas. Com isto não quero dizer que não aprecie grandes produçoes publicitárias, apenas pretendo dizer que com pouca produção este anúncio chamou a minha atenção. Refiro-me ao primeiro outdoor, apesar deste petencer a uma campanha composta por diversas mensagens publicitárias, que juntam um pouco de humor ao tema da prevenção rodoviária, este primeiro foi o que escolhi como o meu anúncio favorito da semana.  
A intenção é então alertar os condutores para o perigo da cinistralidade rodiviária, mas, mais concretamente alertar para o perigo de conduzir sobre efeito de alcool. Ora pois bem, como sabemos este tipo de anúncio pode ser considerado frio, pois aborda um tema que não é propriamente muito falado no dia-a-dia da população. Muito mais por uma população que pensa que “coisas destas a mim não me acontecem, isso só acontece aos outros”. Perante pensamentos deste tipo, qual a melhor solução? Que tal alertar para algo familiar? Que tal tocar na ferida dos condutores irresponsáveis e faze-los ver que queremos a mulher deles? Penso que sim, esta é sem dúvida uma boa ideia, principalmente se pensarmos que a maior parte dos condutores que conduzem sobre efeito de álcool pertencem ao sexo masculino. Este outdoor, simples e com poucas palavras diz a esses condutores que: “Depois do desastre por ti provocado tu vais, mas, a viúva é minha”. Para além disso, na parte inferior do outdoor podemos ler que “ Dirigir e beber é suicídio”, ou seja, quase que nos tenta dizer que ter um acidente por conduzir sobre o efeito de álcool, não é morrer por ter tido um desastre automóvel, é morrer por querer, é matar-se, ou seja, não é um desastre ou um acidente, é um acto propositado, quase que o anúncio diz “És um suicida”.
Assim, através da piada, do humor e de um certo jeito para brincar com a situação, os produtores desta mensagem conseguem tocar num assunto delicado e pouco tido em conta pelos infractores e abordam-no de forma divertida, mas, ao mesmo tempo repreensiva.

Andreia Martins M4220

Sem comentários:

Enviar um comentário